Alimentação da gestante
Durante a gestação, a mulher passa por várias adaptações fisiológicas, emocionais, sociais e comportamentais. O estado Nutricional da gestante pode interferir na evolução da gravidez, podendo apresentar algum fator de risco como hipertensão, diabetes, que necessite de uma frequência de consultas, e/ou um cuidado maior com sua alimentação, a fim de que se identifique e/ou previna algum risco para sua saúde e do seu bebê.
Nesse ciclo da vida, as necessidades nutricionais são aumentadas, as gestantes devem consumir alimentos em variedade e quantidade específicas, considerando as recomendações dos guias alimentares e as práticas alimentares culturais, para que se atinja as necessidades energéticas e nutricionais, e as recomendações de ganho de peso.
Uma alimentação saudável na gestação incluir a presença de frutas e hortaliças, grãos integrais, leite integral e derivados, carnes, ovos e peixes, além de um bom consumo de água. A gestante deve evitar alimentos refinados, açucarados que possuem uma característica inflamatória.
Fonseca MRCC, Laurenti R, Marin CR, Traldi MC. Ganho de peso gestacional e peso ao nascer do concepto: estudo transversal na região de Jundiaí, São Paulo, Brasil. Ciênc. Saúde Colet. 2014; 19(5): 1401-7.
United States. Department of Health and Human Services. Department of Agriculture. Dietary Guidelines for Americans. Washington; 2005 [citado 2011 jun 28]. Disponível em:
http://www.health.gov/dietaryguidelines/dga2005/document